Um Pouco da Palavra 

"prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina."

(2 Timóteo 4:2)

UPP-01

Dia 1 _ OS ÚLTIMOS DIAS

"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 

 (2Timóteo 3.1)

     Quando Paulo usa a expressão "últimos dias" ele está se referindo ao tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. Nos dias de Timóteo a igreja já tinha plena consciência de que o mal haveria de se multiplicar mais e mais por conta do esfriamento do amor, encontrado na maioria dos homens (gênero humano) daquela época. 

O próprio Jesus havia previsto que seria assim. (confira em Mt 24, Mc 13, e Lc 21). "Tempos difíceis" é a expressão que descreve uma situação muita atribulada, de extremo perigo. São momentos difíceis de suportar, situações de desespero, pandemias e catástrofes. Sem contar que o superaquecimento do planeta tem elevado a temperatura em um nível assustador, resultando em grandes tempestades tropicais. 

Aqui, Paulo afirma que o maior responsável por tal situação é o caráter do homem dos últimos dias (v2-5). Mas para aqueles que buscam refúgio no Senhor do Universo resta um consolo: Ele vem, e não demora tanto tempo mais. Pense nisso.

UPP-02

Dia 2 _ AMANTES DE SÍ MESMOS

"pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.  

(2Timóteo 3.2–5)

Aqui é fácil perceber a ênfase que Paulo dá ao empregar o verbo amar, tendo como destaque "os homens amarão a si mesmos – sendo egoístas gananciosos e amigos do dinheiro".

 Paulo também faz uso dessa mesma ligação, descrevendo que os mesmos serão mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus. 

Porém nem tudo está perdido, porque o próprio Deus providenciou um meio de graça para que essa inimizade possa ser desfeita, e esse meio é se tornando mais amigo do Filho Dele. Pense nisso.

UPP-03

Dia 3 _ JUSTOS SEM MÉRITO ALGUM

"sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

(Romanos 3.24)

Ao contrário do que muitos pensam, a salvação não é resultado das nossas obras para Deus, mas da obra de Deus por nós em Cristo. 

Não é resultado de algum sacrifício meritório que fizemos para Deus, mas o sacrifício substitutivo e eficaz que Cristo fez por nós na cruz. Pela regeneração, aquele que crê em Cristo como seu exclusivo Salvador é transformado e feito filho e herdeiro de Deus. 

Pelas obras do Pai e pelo sacrifício do Filho, o cristão se torna uma nova criatura, justificado pelos méritos do seu Salvador. Pense nisso.

UPP-04

Dia 4 _ FORTALECIDOS NA TRIBULAÇÃO

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 

(Romanos 5.3)

A referência que Paulo faz às tribulações aqui, não está relacionada ao sofrimento peculiar às pessoas em geral, mas ao sofrimento inerente aos cristãos em particular, que resulta de uma conduta diferenciada que muitas vezes provoca perdas e sofrimentos por amor a Cristo.

 Assim, podemos afirmar que Paulo não sinaliza com nenhuma vida fácil e livre de problemas para aqueles que seguem Jesus. Pelo contrário, além dos sofrimentos peculiares a qualquer pessoa, ainda somos desafiados a viver com as provações que a vida cristã pode nos trazer. 

Muitas vezes, é no momento de dificuldade que as qualidades do nosso caráter são externadas. De fato, de acordo com o apóstolo Paulo, o sofrimento faz parte do processo de uma vida cristã autêntica, segundo as palavras de Paulo fomos destinados à isso dando a ideia de ser algo que não se altera ou que não podemos mudar. Ou seja, faz parte do “ser” cristão. Porém, em Cristo somos fortalecidos. Pense nisso

UPP-05

Dia 5 _ GUARDANDO O QUE É BOM

"Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom; 

(1Tessalonicenses 5.20–21)

Segundo o apóstolo Paulo, o Cristão autêntico analisa tudo o que ouve para ver se o conteúdo é bom ou ruim, se fere ou não os princípios bíblicos e a fé cristã. Assim ele pode conservar o que é bom. 

Quem conserva alguma coisa para si, haverá de usá-la algum dia, no momento apropriado. Estamos sempre recebendo mensagens que nos chegam por intermédio de músicas, leituras, pregações, entrevistas, conversas ou quaisquer outros meios. 

Além de nos preocupar com a fonte da mensagem, também devemos nos preocupar com o seu conteúdo, que precisa ser por nós minuciosamente examinado. Se virmos que se trata de uma mensagem que não contraria a Bíblia nem fere a fé cristã, não há por que não conservar o que é bom. O cristão deve sempre adotar uma postura crítica e avaliar tudo o que ouve e lê.

 Enquanto estivermos neste mundo estaremos expostos tanto ao que é bom quanto ao que é mau. Portanto, examine todas as coisas, descarte as ruins e conserve somente as boas. Pense nisso.

UPP-06

Dia 6 _ O RESPLENDOR DA GLÓRIA

"Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 

(Hebreus 1.3)

Em todo o Novo Testamento reluz a supremacia de Jesus. Ele está acima de todo o ser criado. 

E este é um bom motivo para que hoje nos prostremos diante dEle, como em um ensaio, para o que faremos na eternidade. Esta supremacia se reveste de muitas características. 

Uma delas é que Jesus Cristo é a revelação completa de Deus. E se você quiser conhecer a Deus, primeiramente você deve olhar para Jesus, porque Ele é a representação exata de Deus, o resplendor da glória do Pai. Pense nisso.